Detox para a sua casa

Detox dos ambientes: eliminando excessos !!! 

Artigo da nossa colaboradora e personal organizer Claudia Petinelli

Ao ouvir falar em alimentação detox, você tem certeza que se trata de algo que traz inúmeros benefícios para a saúde, pois realiza uma verdadeira desintoxicação no organismo através de mudanças nos hábitos alimentares, correto?

 

 

Mas você já ouviu falar sobre “detox” no seu closet? “Detox” na sua bolsa? “Detox” no seu home Office? Na sua despensa??? Sim, é possível aplicar o mesmo princípio de desintoxicação utilizado na alimentação, também em sua casa, nos seus armários, na decoração, em tudo!!! Não há limites !!!

 

Para dar apoio a essa ideia de desintoxicação, há um termo em inglês - declutter - que significa desfazer-se do que não é necessário. Trata-se de uma mudança no estilo de vida, onde a pessoa aprende a se desapegar de tudo que não é útil e que não é usado.  Detox e declutter são dois conceitos que se correlacionam e se complementam.

 

Muitas pessoas me procuram para ajudá-las a realizar um detox em suas casas quando estão prestes a se mudar. Elas buscam iniciar uma nova vida em uma nova casa levando exatamente o que precisam. Porém, não é necessário aguardar por uma mudança para tomar a decisão de eliminar o que você não usa. O detox pode e deve ser feito a qualquer momento!!! Esse processo só traz benefícios, e sem dúvidas, irá melhorar o ambiente onde você vive e/ou trabalha.

 

 

 

O sentimento de apego é o grande vilão do acúmulo. É ele o culpado por tornar tão difícil o ato de eliminar o que não nos é útil. Mas o que gera o apego??

 

-  Envolvimento emocional: alguns objetos trazem lembranças de pessoas queridas ou de momentos especiais.

 

-  Sentimento de obrigação:

1) PRESENTES: quando ganhamos um presente de alguém que nos é querido temos dificuldade em nos desfazermos dele (mesmo que não tenhamos gostado) por receio de magoar a pessoa. Quando damos um presente temos a intenção de agradar, é claro! Mas nem sempre acertamos, e isso é completamente normal. Talvez quem o presenteou fique realmente chateado se souber que você mantém ou usa algo somente para agradá-lo, concorda? Pense nisso!

2) POR TER PAGO MUITO BARATO: quando você vê um item em promoção e compra pelo impulso de estar “economizando”, você se sente na obrigação de manter aquele item. Já que teve tanta “sorte” em encontrá-lo pela metade do preço, é óbvio que ele deve ser útil!!! Ledo engano!!! Muitas vezes nem precisamos daquilo, ou nem nos caiu tão bem assim, mas o desejo que ele sirva é tão intenso que impomos para nós mesmos que ele será usado e o mantemos por anos ocupando lugar em nossas casas.  Isso já aconteceu com você? Reflita!

3) POR TER PAGO MUITO CARO: segue o mesmo sentimento de obrigação da explicação anterior. Você se sente responsável por ter pago tão caro por algo, que se pune obrigando-se a acreditar que usará algum dia. Seria muito mais simples admitir que comprou algo de forma equivocada e que em uma próxima compra pensará melhor. Livre-se desse sentimento!!! Não se obrigue a permanecer com algo que não lhe é útil porque custou um valor alto. Tome isso como lição e avalie melhor quando for fazer uma nova compra, ok?!

 

-  Ansiedade: muitas pessoas carregam um medo do futuro. Isso mesmo! Um medo intenso que lhes falte algo futuramente. Acreditam que, caso joguem fora, irão precisar daquilo e não o terão mais.

 

Como há sentimentos tão fortes envolvidos, eu não aconselho seguir aquelas recomendações: se você não usa há mais de 6 meses/1 ano/2 anos, não usará mais, então doe. Acredito que iniciar por itens que você sabe que estão lá sem nenhuma serventia já causa um sentimento negativo e você pensa: “Ah, não quero mexer naquilo. Vou deixar para outro momento”. Isso colocará todo processo de desintoxicação por água abaixo.

 

 

Meu método de trabalho é o seguinte: escolha o cômodo em que será feito o detox e inicie separando tudo o que você adora. Dependendo do cômodo escolhido, poderá ser itens de decoração, roupas, alguns livro, enfim, qualquer coisa.  Escolha aqueles itens que você tem plena certeza que te fazem bem, aquela roupa que cai bem em você, aquele sapato que é super confortável, aquele quadro que você acha lindíssimo em sua sala. Nada mais estimulante que ver reunido tudo o que te faz bem, não é mesmo??? Nessa etapa, só há envolvimento com sentimentos positivos.

 

Somente depois de separar tudo o que você ama e usa, deverá começar a avaliar o restante. Ao fazer isso, você começará a perceber a grande diferença entre o que você reuniu anteriormente por serem realmente úteis, e estes, que estão ali só ocupando espaço. Você conseguirá identificar, de forma muito clara, o porquê mantinha aquele item, mesmo sem usar ou gostar dele. E, a partir de agora, será cada vez mais fácil desapegar e eliminar o que não terá utilidade nenhuma para você.

 

 

Após pôr em prática o processo de detox, você passará a se conhecer melhor, pois conseguirá identificar o que gerava o sentimento de apego e, consequentemente, saberá como evitá-lo impedindo que volte a ocorrer e que se inicie todo o acúmulo novamente.

 

Com a seleção do que será retirado, você poderá realizar doações e beneficiar outras pessoas que adorariam receber o que você não utiliza. Para aqueles itens que possuem um valor mais elevado e que estejam em bom estado, você tem a opção de tentar vendê-los. Existem sites bem bacanas que realizam a venda de itens novos e seminovos.

 

Coloque em prática o detox, ambientes abarrotados trazem sensação de cansaço. Ao contrário, locais onde há o essencial, além de serem visualmente mais agradáveis ainda passam uma sensação de tranquilidade e bem-estar.

 

Utilizando o detox, certamente sobrará mais espaço, sem falar que é muito mais fácil manter o ambiente limpo e organizado quando ele não possui coisas em excesso. E você verá que irá se sentir muito mais feliz tendo ao seu redor tudo o que realmente precisa e é útil. Experimente! Vale a pena !!!

 

E se precisar de um auxílio ou orientação, não hesite em chamar um Personal Organizer !!! Estamos sempre prontos para lhe ajudar !!!

 

Conheça mais do trabalho da personal organizer Claudia Petinelli

Facebook Claudia Petinelli

Instagram Claudia Petinelli

Visite nossa página de Personal Organizer

Visite nossa página de dicas para O Lar

 

Conheça também essas outras dicas WebReforma:

 

  • Não deixe sua casa ficar assim

COMPARTILHE:

Bebês em segurança

Oferecimento:

Pets dentro de casa

Oferecimento:

Voltar