Dicas garantem durabilidade de um dos móveis mais importantes da casa.

O sofá com certeza é um dos móveis mais importantes de uma casa. É nele que a maioria das pessoas passa parte do tempo de lazer. Após um dia de trabalho, nada melhor que relaxar no sofá, não é mesmo?

O custo relativamente alto do sofá não possibilita sua troca frequente. Por isso, a limpeza e manutenção são necessárias para garantir a boa aparência e durabilidade dessa peça sinônimo de conforto e decoração.
 


Higienizadores a vapor são ótimas opções para a limpeza do sofá
 

O tipo de limpeza depende do material que o sofá é feito - algodão, couro, linho, camurça, veludo, napa, corino, entre outros. É importante verificar na etiqueta na sua parte inferior os símbolos de instrução de limpeza: P (processo normal de lavagem a seco), W (limpeza a úmido), F (limpeza a seco profissional) e O (lavagem com água fria).

Para limpeza em casa, o recomendado é iniciá-la aspirando o sofá ou utilizando uma escova de cerdas macias para eliminar a poeira e sujeira sobre ele. Uma dica caseira muito útil para limpar sofás de tecido é a mistura de um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Umedeça um pano limpo nesta solução e passe no sofá pelo menos uma vez por semana. O vinagre além de limpar, tira o cheiro e deixa o tecido macio.


     
- para limpeza em casa, o recomendado é iniciá-la aspirando o sofá
- no caso dos sofás de couro, napa ou courino a orientação é passar apenas um pano úmido com uma solução de água e detergente neutro
 

No caso dos sofás de couro, napa ou corino a orientação é passar apenas um pano úmido com uma solução de água e detergente neutro. Para conservar o couro e evitar rachaduras, o ideal é aplicar a cada três meses vaselina ou silicone líquido com uma flanela sobre o sofá. Na camurça é aconselhável passar somente um pano umedecido em água e detergente neutro para retirar a sujeira. O sofá deve ser escovado uma vez por semana com uma escova própria para esse tipo de material. Se qualquer líquido cair sobre o tecido o ideal é secar imediatamente.

Além dos produtos caseiros, existem no mercado produtos próprios para limpeza de sofás. Para manter o estofado limpo por mais tempo evite fazer refeições nele. Evite manchas de copo, colocando mesas de apoio próximas ao móvel ou suportes nos braços do sofá. Higienizadores a vapor também são ótimas opções para a limpeza. Mas para garantir mesmo conservação, um método é infalível: a impermeabilização. Apesar do investimento não ser baixo, o resultado é satisfatório, principalmente para quem tem crianças em casa.


     
- impermeabilização é método infalível para conservar a limpeza do sofá
- limpeza e manutenção são necessárias para garantir a boa aparência e durabilidade do estofado

 

Essa é mais uma dica do portal WebReforma para deixar sua casa mais bonita e conversada.

Acesse nosso portal e encontre empresas e profissionais de Decoração, Personal Organizer, Impermeabilização de sofás e muito mais.

COMPARTILHE:

Chega de manchas no sofá

Oferecimento:

Maquiagem a seu favor

Oferecimento:

Voltar