Para não entrar pelo cano

Instalações hidráulicas mal feitas são as principais fontes de problemas em uma casa.

Quando o assunto é a parte hidráulica de uma casa, o conselho é não economizar. Fazer reparos no sistema de encanamento pode sair muito mais caro do que elaborar um bom projeto para a rede de abastecimento e comprar produtos de qualidade comprovada. Estima-se que a tubulação corresponde a apenas 3% o valor total de uma obra.


Peças de marcas diferentes podem não se ajustar bem entre si, o que aumenta o risco de vazamentos
 

As tubulações mal feitas são as principais fontes de problemas de uma casa. É importante saber quais tubos serão usados, por onde vão passar e testá-los antes de fechar as paredes. Para evitar problemas futuros na rede hidráulica, o portal WebReforma traz algumas dicas. Confira:

Canos de PVC
Os canos de PVC são excelentes para escoar água fria à temperatura ambiente, em torno de 20º, mas não são recomendados para água quente. Nesse caso, pode-se usar canos de ferro galvanizado (sujeitos à corrosão) ou tubos e conexões de cobre como melhor opção quanto à manipulação e facilidade de trabalho. Deve-se tomar cuidado com pontos sujeitos à alto aquecimento por onde passam tubulações de PVC de água fria, como aquecedores, chaminés, ou com cruzamentos de canos que levam água quente. Quando mal feitos ou mal isolado, os cruzamentos com tubulações metálicas de água quente podem estragar a tubulação de água fria e causar vazamento no local.


Os canos de PVC são excelentes para escoar água fria à temperatura ambiente, em torno de 20º

 

Qualidade
Prefira materiais com qualidade e certificação. Por mais que todos os tubos pareçam iguais, eles não são. As peças das marcas diferentes podem não se ajustar bem entre si, o que aumenta o risco de vazamentos. Por isso, seja qual for a marca escolhida no início, siga com ela na parte de tubos e conexões para a casa toda, verificando isso na hora de cada compra.


Quando o assunto é a parte hidráulica de uma casa, o conselho é não economizar

 

Teste
Não deixe o pedreiro fechar a parede antes de testar o encanamento. Peça para o encanador conferir se há algum vazamento na sua obra. Esse teste deve ser feito antes de instalar torneiras, vasos sanitários e chuveiros. Para verificar se há pontos de vazamento, o profissional deve colocar um plug para tampar todos os locais de saída de água e deixar o registro aberto por 24 horas. Certifique-se de que a caixa d´água esteja cheia antes de começar o procedimento. Se tiver encanamento vazando, o encanador deve refazer o trecho usando peças de conexão apropriadas. É fundamental repetir o teste até não haver mais nenhum vazamento. Só depois de ter certeza de que a tubulação está boa, sem vazamentos, autorize o pedreiro a fechar as paredes.

Controle
Os canos não ficam visíveis e logo esquecemos por onde eles passam. O melhor a fazer é ter um projeto ou planta da parte hidráulica. Se não tiver, solicite ao encanador um desenho dos cômodos. Combine com os profissionais envolvidos para tirar fotos de todas as paredes e do chão com os tubos aparentes, antes das paredes e piso serem fechados. Não saber por onde passam os canos é uma limitação ruim. Isso pode trazer problemas na hora de efetuar reparos, decorar ou de fazer reformas futuras na sua casa.


Ter um projeto ou planta da parte hidráulica é importante para futuras reformas

Essa é mais uma dica do portal WebReforma para ajudar na reforma ou construção de sua casa. 

Acesse nosso portal e encontre empresas e profissionais de Manutenção e Serviços, Encanadores, Pedreiros, Maridos de Aluguel, Arquitetos, e muito mais.

Fotos: Reprodução

COMPARTILHE:

Lâmpadas x Economia

Oferecimento:

Direitos e Deveres de Inqu...

Oferecimento:

Ladrilhos hidráulicos. Est...

Oferecimento:

Kelvis Aparecido Peçanha Wanderley Olindio Tardin

Voltar