Estilo industrial: perfeição na imperfeição

Tubulação exposta, metal, superfícies sem acabamento e concreto, todos são elementos característicos deste tipo de design

 

O estilo industrial está em alta! Sua essência está na exposição das estruturas, como vigas, tijolos, colunas, concreto, tubulações elétricas e hidráulicas. Junto com ela, gamas de todos os cinzas e materiais rústicos, como as madeiras de demolição e os metais. Sem precisar rebuscar ou enfeitar demais, o diferencial do estilo é esse: a perfeição na imperfeição.

Esse design surgiu lá pela década de 50, com os lofts de Nova York, espaços enormes, geralmente em áreas industriais, transformados em residências, e, na maioria dos casos, sem esconder as características de galpões que tinham. Hoje em dia, combina com imóveis compactos, especialmente studios, por não terem muitas repartições, porém é possível adaptar para qualquer tipo de edificação.

 

 

A tubulação elétrica e hidráulica aparente reflete bem o conceito industrial. A escolha deste tipo de instalação é uma solução prática e funcional, além de moderna e bonita. Para isso, é necessária a criação de um layout detalhado que preveja pontos de interruptores, tomadas e terminações. No caso de banheiros e cozinhas, é preciso verificar o quadro de distribuição de força e as demais instalações. Geralmente, são utilizados conduítes de aço galvanizado, que podem ser encontrados em lojas do ramo e home centers.

A principal vantagem da parte elétrica aparente é sua flexibilidade. Além da manutenção ser mais simples, posteriormente podem ser acrescentadas novas tomadas e interruptores. Outro ponto a seu favor é a possibilidade de "aumentar" o pé direito do apartamento ou casa. O teto não precisará ser rebaixado para acomodar um forro. Por essas razões, o custo deste projeto de arquitetura pode diminuir consideravelmente.

 

Algumas formas de combinar a tubulação aparente ainda mais com a decoração é pintando-a, nesse caso pode-se usar canos de PVC ao invés dos conduítes metálicos, e ainda fazer "desenhos" pelas paredes. Para manter a tubulação sempre bonita é necessário uma limpeza dedicada nos dutos já que a poeira é visível e fica impregnada nos canos. Vale destacar que a fiação para o transporte de dados (telefone e internet) não deve estar no mesmo conduíte da fiação elétrica. Paralelo ao da eletricidade, ele deve ganhar um tubo exclusivo. Isso ainda facilita o acesso da fiação caso ocorra uma manutenção.  

Uma sugestão do portal WebReforma é a contratação de um profissional especializado para fazer esse tipo de instalação. Como a tubulação fica aparente, é necessário que o serviço ocorra da melhor forma e que haja capricho na execução.

Confiiram mais fotos do Studio industrial e inspirem-se neste estilo:





O arquiteto Guilherme Torres explorou a arquitetura brutalista para reformar este studio em Londrina. 

Fotos: Reprodução/www.adelto.co.uk
 
Essa foi mais uma dica do portal WebReforma para você que é antenado nas tendências de decoração.

Acesse nosso portal e encontre profissionais qualificados: eletricistas, encanadores, arquitetos, engenheiros, designers de interiores, entre outros.

 

 

 

 

COMPARTILHE:

Atenção! Rede Elétrica

Oferecimento:

Estilo Industrial

Oferecimento:

Impermeabilização de muros

Oferecimento:

José Wener Fialho Moreira TTOP Reformas e Construções Energitec Grupo Targ

Voltar