Objeto ganha cada vez mais espaço no design de interiores, já que se adequa a diferentes tamanhos e formatos

 

Mais do que um viveiro de peixes, um aquário pode ser um item decorativo na casa. Ele pode ganhar destaque no design de determinado ambiente, mas também pode ser o detalhe que faz toda a diferença. Independente do seu tamanho, que tal integrá-lo na decoração do seu lar?

Os aquários, quando colocados na parte social da casa, como sala de estar, jantar ou hall de entrada, criam um ambiente de muita beleza com a impressão de estar realmente no fundo do mar. Eles podem ser colocados como um móvel decorativo da sala, em estruturas como paredes ou colunas, tendo eles no meio ou em formatos variados, a exemplo de mesas, estantes, bancadas, entre outras alternativas. Uma dica é não colocá-lo no home theater, pois o barulho e vibração do som pode atingir o vidro e incomodar os animais. Nunca deixe também o aquário em um lugar onde bata sol direto. O sol pode desequilibrar o ecossistema do aquário, matando espécies animais e vegetais.

Uma ideia bacana também, para quem tem espaço, é colocar um aquário no lavabo, ou fazendo a divisão entre a cozinha e a sala, por exemplo. A cozinha também é outro ambiente em que o aquário pode ser colocado de maneira bem harmônica. Os mais ousados preferem instalá-los em dormitórios e banheiros.

 

Cuidados

Um aquário pode ser um elemento decorativo bastante interessante em um ambiente, mas é bom lembrar que exige cuidados constantes. O de água salgada requer mais custos para montagem e manutenção. As espécies animais também custam mais caro e o ecossistema é muito mais delicado, uma vez que é preciso ter muito cuidado para manter o PH, a salinidade, entre outros fatores. Por outro lado, as cores dos animais marinhos e as espécies são mais atraentes. Já o aquário de água doce é muito mais comum devido ao custo mais baixo. Mas não se engane! Também demanda uma série de cuidados na montagem e, principalmente, na manutenção. É preciso muito critério na escolha dos animais, uma vez que algumas espécies não convivem junto com outras ou exigem condições diferentes de PH da água.

Uma outra alternativa também é fazer um aquário somente de plantas. Mas elas também requerem muitos cuidados. É sempre recomendado consultar profissionais do ramo para montar e fazer a manutenção dos aquários, caso contrário o ecossistema pode entrar em colapso e, além de muito investimento financeiro jogado fora, as espécies podem sofrer e até morrer.

 

Selecionamos alguns aquários que são uma verdadeira inspiração para o seu lar. Confira: 

 

  

 

Fotos: Reprodução/Houzz

 

Essa foi mais uma dica do portal WebReforma para quem quer ter uma aquário em casa.

Acesse nosso portal e encontre profissionais qualificados, como design de interiores, arquitetos, marceneiros, pedreiros, maridos de aluguel e muito mais.

 

COMPARTILHE:

Pets dentro de casa

Oferecimento:

Originais e divertidos! Ad...

Oferecimento:

Decorando com divisórias

Oferecimento:

José Maurício Da Fonseca Escritório LM Designers Karina Teixeira Gularte DMS Manutenções e Serviços

Voltar