Toque nórdico: o estilo escandinavo

Você conhece o estilo escandinavo? Nós adoramos! Confira aqui no Portal WebReforma as características que evidenciam esse tipo de decoração

 

Se você procura um estilo moderno e minimalista para decorar sua casa, o escandinavo é a escolha perfeita. Apesar de ser milenar, esse tipo de decoração carrega um ar contemporâneo e está em alta nos dias de hoje. O segredo? Ser básico e sofisticado ao mesmo tempo. Basta usar cores neutras, em especial o branco, salpicada com tons vivos em alguns objetos e elementos levemente envelhecidos.

Ao olhar para fotos de ambientes decorados no estilo escandinavo, é bem provável que você pense que elas saíram das páginas de requisitadas revistas de decoração e sinta vontade de se mudar para dentro das imagens. Uma mistura do moderno e do tradicional, esse modo de decorar surgiu ainda no início do século XX, influenciado pelas ilustrações de Carl Larsson, um artista sueco.

 

 

Oriundo de países ao norte da Europa, como Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia, países que passam por muitas horas de escuridão durante o inverno, este tipo de ornamentação faz uso de cores claras e neutras, o minimalismo, linhas simples e espaços bastante arejados para que a luminosidade natural entre e seja rebatida dentro do ambiente.

O branco é o tom predominante do estilo nórdico, junto com outras tonalidades neutras, como o bege, o cinza claro e tons naturais de madeira. E para quem pensa que a cor é exclusiva das paredes, engana-se. Ela aparece também nos pisos, geralmente em madeira pintada para dar maior sensação de amplitude e luminosidade. Isso não é regra, uma madeira clara com acabamento suave também pode cumprir bem essa função. Aliás, outro grande aliado dessa decoração é inclusive a madeira em tons suaves. É interessante lembrar que os suecos desenvolveram um talento especial para a pintura, de modo que madeiras nada nobres acabam por ter uma aparência de refinamento e elegância jamais esperada.

 





 

Um dos grandes destaques desta forma de decorar é a luminosidade e o uso de janelões, para a entrada de luz natural no ambiente. Ao fazer uso das luzes artificiais neste tipo de decoração, opte pelas mais brancas e potentes e tome cuidado para não criar jogos de luzes e sombras que possam escurecer o ambiente.

 







 

A simplicidade das formas é outra peça chave. Nada de móveis pesados e com detalhes excessivos. Elementos que também são bem-vindos são as plantas, estejam elas na sala ou no banheiro. Elas ajudam a dar mais vida ao ambiente. Além disso, esse estilo de decoração também investe em quadros com frases, ilustrações ou fotos nas paredes. Mas claro, sem exageros!

 









  

Fotos: Reprodução
 

Ficou com vontade de decorar um cômodo com esse estilo? Essa foi mais uma dica do Portal WebReforma para deixar sua casa mais linda e sofisticada.

Acesse nosso portal e encontre profissionais recomendados. São marceneiros, móveis planejados, arquitetos, designers de interiores, entre outros.

 

COMPARTILHE:

Estilo industrial: perfeiç...

Oferecimento:

Piso de cara nova

Oferecimento:

Beleza e Versatilidade. Tu...

Oferecimento:

Gilvan Alcantara Genesio Soares de Sousa Prático Móveis Reme

Voltar