Portas de Correr: Mostra e esconde

Está precisando de mais espaço na sua casa? As portas de correr podem ser uma solução perfeita!

 

Qual o melhor tipo de porta? Na verdade, não existe resposta para essa questão. Não há modelo melhor ou pior do que o outro, mas sim o mais apropriado para cada uso, com vantagens e desvantagens que devem ser pesadas na hora de construir e reformar. Se o seu objetivo é ganhar espaço, uma solução que permite ter amplitude e privacidade, em um desejável jogo de mostra e esconde, é a porta de correr.

 

 

As portas de correr são aquelas que abrem em horizontal deslizando por um trilho. O mais comum é vê-las em móveis, em especial armários, mas elas também podem ser instaladas no interior de uma residência com bastante sucesso. Afinal, ter uma casa toda aberta pode não ser muito prática no dia a dia. Como manter a intimidade quando chegam visitas? Ou esconder a bagunça e evitar a passagem de odores, barulho e sujeira para todos os cômodos? As portas de correr são uma excelente solução nesses casos. Como são vãos maiores do que as convencionais, a integração é maior. Ao mesmo tempo, é muito simples fechar quando necessário.

 





 

Além de minimizarem o espaço perdido em determinadas situações, as portas de correr têm a versatilidade de poderem ser bastante grandes, permitindo a total comunicação e isolamento entre espaços, tornando-os mais versáteis. Um bom exemplo é o uso de grandes portas de correr em uma cozinha para torná-la integrada à sala ou não, dependendo da necessidade do morador.

 



   



 

Para encaixar perfeitamente na decoração da sua casa, é possível trabalhar com diferentes materiais, texturas, cores ou mesmo ferragens nas portas de correr. Porém, se a intenção for torná-la “invisível” quando fechada, o ideal é fazê-la na mesma cor da parede. Trilhos embutidos no forro de gesso, ausência de batentes e folhas escondidas na parede quando aberta ajudam a reforçar a ideia, quando aberta.

 



   

 

Um cuidado especial na hora de instalar uma porta de correr é em relação à especificação dos trilhos. Existe uma grande variedade no mercado e seu uso depende, em geral, do tamanho da porta. Existem trilhos que penduram a porta, outros que estão apenas no chão e, ainda, variações conjuntas destes. Procure um especialista para dizer qual o melhor sistema para sua porta.

Apesar das inúmeras vantagens, como a pouca perda de espaço e a fluidez da circulação entre os ambientes, a desvantagem desse tipo de porta está em seu mau desempenho acústico, térmico e de bloqueio de ventos. Instalar uma porta de correr em um banheiro, por exemplo, é algo que se deve ser muito pensado.

 

   

   

   

Fotos: Reprodução

 

Essa foi uma dica do Portal WebReforma para ajudar na escolha da porta certa para o seu lar.

Quer instalar uma porta de correr na sua casa? Acesse nosso portal e encontre profissionais e empresas recomendados, como gesseiros, engenheiros, designers de interiores, portas e janelas, arquitetos, entre outros.

 

COMPARTILHE:

Decorando Apartamento Pequ...

Oferecimento:

Sem furos na parede

Oferecimento:

Madeireira Kale MetalForte Esquadrias Arte Aluminio Vidros Ângulo Projetos

Voltar