Quem paga a corretagem do imóvel?

Saiba aqui quem é responsável por esse pagamento e a importância do profissional credenciado pelo CRECI para essa negociação

 

É possível que uma transação de compra e venda de um imóvel seja feita diretamente entre compradores e vendedores. Existe inclusive aplicativos e sites que incentivam essa modalidade, mas é altamente recomendável que se utilize corretores de imóveis credenciados pelo CRECI, pois eles são treinados e qualificados para fazer a melhor negociação possível entre os negociantes, além de serem responsáveis pelo desembaraço de toda a burocracia envolvida, que trás segurança ao negócio.

Mas quem paga a comissão?

 

 

A responsabilidade pelo pagamento da comissão é do vendedor, pois é do preço anunciado que é retirado a comissão. Em uma negociação, em geral o vendedor recebe o valor pedido, descontado da comissão do corretor e das custas das certidões cartoriais, e é de responsabilidade do comprador o pagamento integral pedido na negociação, mais os custos de registro do imóvel, suas certidões cartoriais e dos impostos.

O valor da comissão é regulamentada pelo CRECI e o percentual é de 6% do valor financeiro da venda, normalmente respeitado nas negocições, porém flexível, dependendo do valor do imóvel e das condições econômicas no momento. 

 

 

Outra dúvida comum é quando se tem uma permuta envolvida. Em geral o vendedor é responsável pelo pagamento da comissão da parte recebida em dinheiro e o comprador responsável pela comissão em relação ao valor do imóvel que entrou como parte do pagamento. Quando a permuta é integral, os compradores e vendedores dividem a corretagem.

 

 

Jamais utilize corretores não credenciados pelo CRECI, pois além dele querer cobrar os custos da corretagem, você ainda estará lidando com alguém sem qualificação, nem treinamento e nem terá garantias de que ele estará fazendo o certo. Além, óbvio, de não ter a quem reclamar depois.

 

 

Já comprou seu imóvel e deseja transformá-lo? Acesse nosso Portal e encontre profissionais e empresas para sua obra, reforma, decoração e muito mais. São arquitetos, empreiteiros, pisos, espelhos, entre outros.

COMPARTILHE:

Vai vender o imóvel? Invis...

Oferecimento:

Vistoria de imóveis novos:...

Oferecimento:

Compra de imóvel usado - A...

Oferecimento:

Voltar