Confira nesta dica do Portal WebReforma como aproveitar a iluminação natural na sua casa, projeto ou reforma

 

Seja para iluminar, economizar ou deixar seus ambientes mais bonitos, o sol deve ser convidado a entrar em sua casa. A iluminação zenital é um recurso importante não só por uma questão estética, mas também de saúde, já que os raios solares ajudam na produção de vitamina D, deficiente na maioria das pessoas que vivem nas cidades, acostumadas a passar boa parte do dia em lugares fechados com iluminação artificial.

 

 

Iluminação Zenital

Quando falamos em iluminação zenital, estamos nos referindo a todo tipo de iluminação que parte de cima, ou seja, que vem do zênite — termo que quer dizer ponto mais elevado que se pode atingir. Cada vez mais popular tanto em ambientes comerciais quanto residências, esse tipo de iluminação faz com que a luz natural adentre os ambientes, por meio de grandes ou pequenas aberturas feitas no topo das edificações, como as claraboias.

 

 

A iluminação zenital deve ser escolhida quando o espaço possui deficiências em relação à iluminação lateral proporcionada pelas janelas. O projeto luminotécnico ideal deve mesclar a iluminação zenital com lâmpadas e luminárias convencionais.

 

 

Tipos de material

As coberturas transparentes podem ser atingidas com telhas e materiais de policarbonato, além do vidro, é claro. É preciso tomar cuidado na instalação, para que o vento ou a chuva não danifiquem a cobertura feitas de policarbonato. Atente também à segurança, já que a resistência destes materiais costuma ser menor que a do vidro.

 

   

 

Cuidados

Antes de correr para instalar claraboias, pense que a iluminação zenital, quando mal dimensionada e projetada, oferece uma série de problemas. Elas requerem cálculo correto da área a ser abrangida, conforme a localização geográfica (hemisfério sul ou norte) e a metragem total do ambiente de aplicação.

 

    

 

Limpeza

Como as claraboias são instaladas no teto de salas, limpá-las se torna uma tarefa mais difícil. Os proprietários terão que recorrer ao uso de escadas para executar a limpeza ou contratar empresas especializadas para a limpeza de vidros e fachadas, que você encontra no Portal WebReforma – é só programar a sua limpeza.

Gostou dessa dica e está pensando em transformar o projeto original de seu imóvel em busca de recursos sustentáveis ?? Então acesse o Portal WebReforma e encontre profissionais qualificados para executar sua obra ou reforma. São engenheiros, arquitetos, designers de interiores, vidraceiros, pintores, marceneiros, além de fornecedores de materiais de construção.

 

     

 

Fotos: Reprodução

 

COMPARTILHE:

O poder do bloco de vidro

Oferecimento:

Luz que decora

Oferecimento:

Pérgolas = Sombra e Água f...

Oferecimento:

Empreiteira Vichiato Edr Manutenção Predial Emergencial e Preventiva

Voltar