Redobre os cuidados com o seu imóvel no litoral para protegê-lo da ação da maresia.

 

Ter uma casa na praia é o desejo de muitos e, para que essa experiência seja prazerosa é preciso ficar atento aos estragos que a maresia pode causar, principalmente com a chegada do inverno, quando as residências ficam mais tempo fechadas. Alguns cuidados são essenciais para proteger equipamentos, móveis e esquadrias e que podem garantir uma vida útil maior para eles.

A maresia é o spray formado por uma infinidade de gotículas de água do mar quando as ondas arrebentam na praia. Essas micro-gotículas formam uma nevoa úmida que paira sobre as cidades litorâneas e acelera a formação de ferrugem. Para evita-la, opte por materiais como alumínio, PVC ou madeira (devidamente tratada com verniz).

O uso do ferro deve ser evitado. Porém, se isso não for possível, é necessário providenciar a manutenção anual das peças de ferro com pintura especial. É preciso usar uma base conhecida como zarcão e, na sequência, a peça pode ser pintada com tinta esmalte.

 

 

Eletrodomésticos

Se a geladeira ou o fogão está muito oxidado, mas o motor ainda funciona bem, o ideal é levar o eletrodoméstico a algum profissional que trabalhe com manutenção de pintura desses equipamentos. O especialista lixará toda a crosta de oxidação, passará uma nova camada de massa plástica e finalizará com a pintura. Para pequenos pontinhos de oxidação, e quando possível, a dica é: com uma lixa fina, própria para ferro, lixar bem o pedacinho oxidado. Na sequência, passe um esmalte de unha (na cor do eletrodoméstico, claro!) na parte lixada. O esmalte o protege, impedindo que a oxidação se espalhe.

A técnica de envelopamento também está sendo muito utilizada nesses locais. Confira as opções cadastradas no Portal próximas de sua região. 

Na superfície de eletrodomésticos, é recomendável passar uma fina camada de vaselina líquida e cobri-los com capas de tecido com tramas bem fechadas. Um cuidado básico é limpar a casa com um pano úmido ou sabão neutro, dependendo do caso. Isso evita a ação oxidante nas partes metálicas e protege contra a ferrugem. O menor número de ácidos agressivos torna as superfícies menos abrasivas. Utilizar regularmente os objetos e eletrodomésticos traz uma resistência maior e evita o acúmulo de umidade em seu interior.

 



 

Para os eletrônicos, uma boa dica é trocar os desktops por notebooks, pois eles são menos vulneráveis à ação da maresia. Cobrir os equipamentos não resolve, pois, ao ligar o computador, o ventilador da fonte empurra o ar da maresia para dentro do aparelho. No entanto, se você ligar o computador e ele não funcionar, experimente passar um secador de cabelos com ar quente. Ele seca a umidade e o aparelho volta a funcionar.

Paredes externas

A manutenção da pintura das paredes externas ou a aplicação de verniz anualmente já contribuem para atenuar os efeitos da maresia. Se o proprietário da casa deixar de proteger a estrutura externa, a maresia pode penetrar pelo cimento, atacando as vigas metálicas. Em longo prazo, a estrutura da casa pode ser comprometida.

 

Paredes internas

No interior das casas, as gotículas da maresia aumentam os níveis de umidade. O ar molhado e as altas temperaturas do litoral ajudam também no aumento de fungos e bolores. A melhor alternativa para prevenir esse problema é usar tintas especiais com fungicidas na fórmula, vendidas em lojas de materiais de construção. Elas têm substâncias capazes de acabar de uma vez com a infestação.

 

Janelas

As peças fabricadas em metal são as que mais sofrem com a ação da maresia. Para evitar a ferrugem, prefira aço inoxidável ou alumínio. Aplicar três demãos de verniz ou filme de poliuretano, que adere como uma segunda pele à superfície e não deixa a umidade passar, também é uma alternativa. O PVC tem sido muito usado para fazer esquadrias, pois esse material não é afetado pela salinidade marinha.

 

Fotos: Reprodução

 

Ainda não fez a manutenção em seu imóvel? Então acesse o Portal WebReforma e encontre profissionais recomendados para realizar sua obra ou reforma. São pintores, pedreiros, vidraceiros, engenheiros, arquitetos, entre outros.

COMPARTILHE:

Luz natural: Claraboia

Oferecimento:

Deck de madeira: vários am...

Oferecimento:

Portas de Correr: Mostra e...

Oferecimento:

Mundo de Coisas Oficina das Películas - MEI Comunik BR

Voltar