Confira dicas de como eliminar o odor ruim causado por problemas no encanamento

 

Um problema comum em muitas casas é o mau cheiro que exala do encanamento, seja no banheiro, na cozinha ou na lavanderia. A principal ação para evitar isso é não jogar resíduos nos ralos ou nos sanitários, como papel higiênico usado e cabelos nos ralos e vasos, e não despejar restos de comida na pia. Além disso, é importante realizar uma limpeza de rotina e a manutenção nas tubulações. Agora, quando esse problema aparecer, você pode tentar alguns truques para conseguir tirar o mau cheiro do encanamento.

 

 

O primeiro passo para tentar neutralizar o mau odor na residência é identificar de onde ele está saindo. Pode ser do ralo, vaso sanitário ou da pia. Sabendo qual destes é o responsável, você terá muito mais facilidade, indo direto ao ponto para resolver a situação.

Às vezes o mau cheiro que vem do encanamento pode ser causado pelos resíduos acumulados no sifão. Este é o cano que liga o ralo com a tubulação e que serve para evitar que os gases saiam para o exterior. Uma solução eficaz para eliminar odores desagradáveis dos canos é retirar a tampa do sifão aproximadamente uma vez por mês e limpá-la bem antes de recolocá-la.

 

 

Se o problema não for o sifão, existem soluções caseiras contra o mau cheiro do encanamento. Uma delas consiste na mistura de meio litro de água morna, 200 ml de vinagre branco e 100 gramas de bicarbonato de sódio para ser despejada no ralo. Deixe repousar cerca de 30 minutos e, em seguida, coloque um pouco de água quente. Além de neutralizar os odores, faz com que os canos fiquem limpos. Outro remédio caseiro útil pode ser obtida com uma pequena quantidade de fermento de padeiro dissolvido em água. É importante fazer isso durante a noite e não abrir as torneiras até ao dia seguinte.
A soda cáustica diluída em água também é recomendada para retirar resíduos e eliminar o mau cheiro do encanamento. Este é um produto tóxico e deve ser manuseado com muito cuidado, usando máscara e luvas de látex o tempo todo. Além disso, é importante verificar previamente se o material dos canos é resistente a ela.

 

 

Agora quando o cheiro ruim que empesteia toda a casa vem direto do vaso sanitário, existem vários problemas que podem causar isto. O entupimento pode ser percebido facilmente pela velocidade reduzida com que a água desce. Caso esteja normal, existem outras possibilidades. As principais delas são: má vedação do vaso ou um sistema de ventilação insuficiente. Se a caixa de gordura ou o vaso sanitário entupido estiverem mal vedados, o mau cheiro sai pelo vaso sanitário e atinge seu banheiro. Nesses casos, é preciso verificar todo o sistema de esgoto da casa para procurar o foco do problema.

 

Fotos: Reprodução

 

No mercado, estão disponíveis produtos para limpar encanamentos que ajudam a resolver problemas de mau cheiro e obstrução. É essencial seguir as instruções de uso e deixar repousar o tempo exato indicado.

Chame sempre um profissional qualificado para resolver o problema e livrar sua casa do cheiro desagradável.

 

 

Vai construir, reformar ou precisa de algum serviço para sua residência? Acesse o Portal WebReforma e encontre profissionais qualificados, como desentupidoras, encanadores, pedreiros, maridos de aluguel, engenheiros, arquitetos, entre outros. 

COMPARTILHE:

Vistoria de imóveis novos:...

Oferecimento:

Casa segura na férias

Oferecimento:

Para não entrar pelo cano

Oferecimento:

Hidroleste Desentupidora Dedetizadora e Prestadora Empreiteira M2E Empreiteira Vichiato Yokada Edr Manutenção Predial Emergencial e Preventiva

Voltar