Alvenaria: elemento construtivo fundamental

Uma boa alvenaria ajuda no bom desenvolvimento das demais atividades da construção, além de contribuir com a segurança da obra

 

A alvenaria é a etapa da construção civil destinada a criação das estruturas de uma casa ou de um prédio. Tem como finalidade dividir, ou seja, organizar o espaço interior, proteger contra ações do meio externo e oferecer suporte de carga, além de isolamento térmico e acústico. Em geral, deve oferecer condições de resistência, durabilidade e impermeabilidade.

 

 

Uma etapa considerada geralmente de rápida execução, a alvenaria é de responsabilidade do pedreiro, profissional preparado para esse tipo de trabalho. Ele utiliza bastante concreto, ferro, cimento, blocos estruturais ou vedação, entre outros tipos de materiais para criar as estruturas de uma residência ou edifício.

Existem dois tipos de alvenaria: estrutural e de vedação. A principal diferença entre elas é que a alvenaria estrutural (que utiliza o bloco estrutural, tijolo estrutural, tijolo de concreto, bloco de concreto, etc.) serve como a própria estrutura da obra, dispensando armações de ferro e aço. Já a alvenaria de vedação suporta apenas o seu próprio peso, por isso necessita de vigas e pilares para dar sustentação.

 

    

 

Cada uma delas exerce uma função. Não há como a alvenaria de vedação substituir a alvenaria estrutural, uma vez que ela não pode desempenhar a função de estrutura no projeto. As opções mais comuns de sistemas construtivos estruturais são a estrutura de concreto armado e estrutura de aço, que são preenchidas com paredes de alvenaria de vedação ou a própria parede de alvenaria estrutural, com bloco estrutural. O tijolo de concreto, bloco de concreto, bloco estrutural e tijolo estrutural são os elementos mais utilizados para a construção de paredes estruturais hoje em dia.

 

 

As edificações feitas em alvenaria estrutural não podem ser alteradas, pois todo o peso da edificação, neste caso, deverá ser jogado totalmente sobre as paredes e, remover uma parede significa correr o risco de derrubar a construção. Não se pode sequer fazer fendas ou perfurações nas paredes.

Vale destacar que é um risco fazer uma alvenaria estrutural sem a orientação de um engenheiro civil, pois este tipo de construção pode evitar a utilização de vigas e pilares ou não, dependendo da resistência dos blocos cerâmicos ou de concreto que estão sendo utilizados, situações que somente esse profissional tem condição de avaliar. Para fazer a utilização correta deste tipo de alvenaria, o profissional tem que ser muito bem preparado.

Essa foi mais uma dica do Portal WebReforma para quem pretende construir ou reformar.

Acesse www.webreforma.com.br e encontre pedreiros, engenheiros civis, arquitetos, construtoras, pintores, entre outros.

 

Fotos: Reprodução

 

COMPARTILHE:

Luz natural: Claraboia

Oferecimento:

Acabamento em gesso

Oferecimento:

Sem furos na parede

Oferecimento:

Voltar