A economia dentro de casa pode começar na sua cozinha. Sabia que muitos alimentos que jogamos no lixo podem se tornar um prato delicioso e para lá de saudável? Partes que são descartadas de frutas e verduras, como cascas, talos e sementes, geralmente possuem um valor nutricional maior do que a polpa.

Vale a pena aproveitar os talos de alcachofra, brócolis, espinafre, entre outros, para fazer quiches, pães e bolos. Um suco de abacaxi ou manga, por exemplo, pode ser preparado com a polpa e casca, mas também essas partes podem ser utilizadas separadamente - como um suco de casca de abacaxi.

1. Utilize hipoclorito de sódio para eliminar micro-organismos   2. Enxague em água filtrada

Para ter desperdício zero, planeje bem suas compras. Evite excessos e prefira os alimentos da época, pois possuem melhor qualidade. Armazene os alimentos em locais limpos e em temperaturas adequadas para cada tipo de alimento, respeitando o prazo de validade. Além disso, lave-os em água corrente e higienize em solução de hipoclorito de sódio para eliminar micro-organismos, e, em seguida, enxague novamente em água filtrada. Ah, a água usada para lavar alimentos pode ser reaproveitada para regar plantas e lavar áreas externas.

COMPARTILHE:

Sustentabilidade alimentar

Oferecimento:

Cozinha Sustentável

Oferecimento:

Voltar